Esporte

Publicado em 19/01/2018

0

Ituano volta a vencer na estreia do Paulista após 6 anos

O Ituano começou o Campeonato Paulista em grande estilo. Na noite desta quarta-feira, o time de Itu derrotou o São Caetano, por 3 a 1, no Estádio Novelli Júnior, pela primeira rodada do estadual. Igor, Sciola e Claudinho marcaram para os mandantes, enquanto Carlão descontou para a equipe do ABC. Além do bom resultado, o Ituano voltou a vencer num ‘debut’ de Estadual após 6 anos. A última foi em 2012 contra o Guaratinguetá por 3×0, também no Novelli Júnior. “Foi muito boa! Com um gol meu, ajudando o time e mais importante ainda com vitória. Na estreia sempre tem o peso da ansiedade. E fiquei sabendo que o Ituano há anos não vencia no primeiro jogo. Isso é muito importante para nós os jogadores, comissão técnica e para o clube, começar o campeonato vencendo” disse Sciola que marcou um dos gols. Ele é um dos 7 reforços que estrearam no Ituano. O outro aspecto foi vencer o São Caetano, um adversário sempre muito difícil e com um retrospecto muito favorável. Eram 8 vitórias contra 3 em 14 jogos. “Fico contente em estar quebrando estes pequenos tabus. É sempre bom estrar com vitória. Ainda mais contra o São Caetano que sempre foi um time difícil. Tive a oportunidade de jogar lá em 2001 no vice-campeonato Brasileiro. Sei que sempre montam bons elencos. Sempre dão muito trabalho nos campeonatos que disputam. Por isso temos que valorizar nossa vitória” afirmou o técnico Vinicius Bergantin que também fez sua estreia após ser efetivado na nova função para esta temporada. O outro aspecto positivo foi a boa presença do público. Os 1.431 torcedores no primeiro jogo pode parecer pouco. Mas desde 1994 o Novelli Júnior não recebia esta quantidade. Naquele ano foram 1.534 para ver um 0x0 com o Mogi Mirim. Realmente, o Ituano começou bem 2018.

Os primeiros 15 minutos de jogo foi de intensa pressão do Ituano. A melhor chance foi aos 7 minutos. Ronaldo fez boa jogada e deixou Claudinho livre que soltou uma bomba. Helton Leite espalmou e Guilherme aproveitou o rebote e Helton fez nova defesa. Em outro lance, Helton apareceu bem novamente ao defender um chute de Ronaldo. O primeiro gol só foi sair aos 36. Claudinho lançou Guilherme na direita que encarou os dois zagueiros do São Caetano e tocou para Igor marcar de pé esquerdo. “Dentro de campo nós temos que sempre buscar surpreender. O Guilherme fez uma bela jogada e tocou para trás para mim. Não pensei duas vezes em chutar. Mesmo com o pé esquerdo” disse o lateral direito Igor que também fez sua estreia. O segundo gol saiu após escanteio de Correa que retornou ao Ituano após 16 anos. Sciola que também estreava cabeceou forte para fazer 2×0. “Tínhamos o planejamento de começar a partida sufocando o time deles. O São Caetano tem um contra-ataque rápido e não poderíamos perder a organização defensiva. Jogando em casa tínhamos que nos impor. Para mim deu certo. Só no início do segundo tempo que a gente deveria voltar um pouco mais ‘aceso’. Era normal que perdendo por 2×0 que eles iam se atirar ao ataque. Mas no contexto geral o Ituano fez uma boa estreia” analisou Vinicius Bergantin.

O São Caetano voltou para a segunda etapa com duas alterações e voltou melhor. Tanto que alcançou o seu gol aos 9 minutos. Numa bola longa para dentro da área, o zagueiro Domingos cabeceou para a pequena área e Carlão entrou na corrida e cabeceou forte para vencer o goleiro Vagner. Vinicius fez a primeira alteração e promoveu mais uma estreia. Entrou o meia Juninho. Mas o gol que confirmou a vitória foi construído por jogadores que já estão há um tempo no clube. Guilherme desceu pela esquerda e achou Ronaldo, que foi travado na entrada da área. A bola espirrou para Claudinho que teve a calma necessária, para ajeitar e bater no canto do goleiro Helton. A vitória estava sacramentada. “Ótima estreia do Ituano! Sempre bom começar um campeonato com vitória e ainda fazendo 3 gols. Todo o planejamento da pré temporada foi bem feita. Colocamos em prática neste primeiro jogo. Os jogadores estavam muito concentrados e empenhados, souberam lidar muito bem com a ansiedade da estreia e conseguiram um resultado merecedor” comentou Vinicius. “Trabalhamos intensamente na preparação. Temos que enaltecer os vídeos que o Vinicius nos mostrou. Nos apresentou toda a característica dos jogadores do São Caetano. Quando chegou o jogo nós já estávamos preparados. Temos que valorizar cada um deste grupo que procurou se doar ao máximo. Por exemplo, o Claudinho que nos 90 minutos de jogo estava dando carrinho. É isso que nos leva a vitória” comentou Sciola. “Não podia ser melhor. Agradeço demais a toda a confiança do Vinicius e a comissão técnica. Nos preparamos demais para esta estreia. Estou muito feliz pela vitória e também pelo meu gol” disse Igor Vinicius. Há 6 anos o Ituano não fazia uma estreia tão feliz!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo ↑