Esporte

Publicado em 30/01/2018

0

Ituano estreia nesta quarta-feira na Copa Brasil 2018

O Ituano vai disputar a Copa do Brasil pela 4ª vez. A estreia será nesta quarta contra o Uberlândia no Parque do Sabiá, em Uberlândia, às 20h30. Adversário que traz lembrança de tempos difíceis no início da gestão do Juninho Paulista em junho de 2009. Os dois clubes se enfrentaram pela primeira vez e foi na época a criada Série D do Campeonato Brasileiro.

Com um mês e meio de um elenco totalmente novo, sem patrocínio e sem nenhuma estrutura, o Ituano foi ao sul de Minas Gerais e perdeu por 2×1. Era só o quarto jogo da nova administração. Além da Série D, o Ituano também disputou a Copa Paulista naquele ano. No jogo da volta, empatou em 1×1 no velho Novelli Júnior. Mais de 8 anos depois, o Ituano tem uma boa infraestrutura com centro de treinamento de três campos, um estádio reformado e modernizado. E uma boa gestão na categoria de base que tem revelado novos atletas. Os resultados em campo também apareceram. Além do título Paulista de 2014, o Ituano na Copa do Brasil de 2015 obteve seu melhor resultado. Chegou às oitavas de final e fez com que desse um grande salto no ranking da CBF. Pulou da 139ª para 65ª posição. Do elenco que fez boa campanha em 2015 estão 7 atletas. Leo, Guilherme e Bassani que foram revelados no clube. E ainda Claudinho, Giba, Marcelinho e Ronaldo, artilheiro daquele ano com 6 gols em 6 jogos na Copa do Brasil.

O Uberlândia é um clube tradicional do interior mineiro com 95 anos de existência. Não conquistou o Campeonato Estadual como o Ituano, mas venceu o Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão de 1984 e conquistou duas vezes o Troféu do Interior Mineiro. “Eu enfrentei o Uberlândia algumas vezes pelo América. Sempre foi um adversário difícil de se jogar. Tem uma saída rápida de jogo. Ainda tenho alguns amigos lá e a gente sempre se conversa. Tenho alguns conhecidos lá e sei que estão fazendo um bom início de Campeonato Mineiro. Sabemos que será mais um jogo difícil. O foco é nos classificar lá. Temos uma pequena vantagem do empate, mas temos que jogar para voltarmos com a vaga” disse Tony que jogou duas temporadas no América Mineiro. Tony que retornou ao Ituano depois de 10 anos, jogou os 90 minutos no bom empate com o Santos no Pacaembu. “Estou muito feliz por ter entrado como titular contra o Santos e ter conseguido jogar os 90 minutos bem. Eu li o relatório agora do jogo e fui o atleta que mais correu na partida e isso demonstra que me preparei bem para este momento. Fizemos uma boa partida. Eu também acho que consegui cumprir bem meu papel tático na equipe. Estou feliz pelo jogo que nós fizemos. Na sequência de jogos que temos com o Paulista e agora com a Copa do Brasil todos no elenco tem que estar preparado. Pois a oportunidade surge e você não pode estar mais ou menos” comentou Tony aos 31 anos de idade.

O Ituano fará nesta quarta seu 5º jogo em 15 dias. São jogos em todos os meios de semana e sábado ou domingo. No retorno de Uberlândia, já tem jogo no sábado contra a Ponte Preta no Novelli. Esta sequência influencia na escalação do time. “Pesa sim. É pouco tempo de recuperação. Os jogos são muito intensos. Há um desgaste muito grande. Não posso falar neste momento, porque foi meu primeiro jogo com 90 minutos. Mas certamente haverá uma conversa da comissão técnica com os jogadores. Aqueles mais degastados e que pode gerar um desconforto ou possibilidade de lesão, é melhor ser poupado. Eu sou aberto com relação a isso. É bom entrar com os 100%. Isso é bom para o grupo. Ainda mais hoje em dia com o futebol tão disputado entre os times. O Vinicius tem esta sensibilidade, além de termos profissionais da fisiologia que deve passar as informações” lembrou Tony. “Nós já conversamos com o pessoal de análise. Aliás, são muito competentes e estão me ajudando muito. Conseguimos algumas informações e já começamos a pensar na formação do nosso time. Tenho a intenção de manter a sequência da equipe, mas vamos aguardar as informações da recuperação dos atletas e da fisiologia. Vamos seguir estudando o Uberlândia e preparar taticamente para este jogo decisivo” comentou o técnico Vinicius Bergantin.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo ↑