Pop Cultura

Publicado em 11/02/2016

Interior paulista é retratado em livro ‘São Paulo em 200 imagens’

A Fundação de Energia e Saneamento (SP) divulgou o livro “São Paulo em 200 imagens”, que busca levar ao público o diversificado acervo iconográfico da capital.

O título recém-lançado traz fotos e registros menos conhecidos da Fundação, divulgando o acervo da instituição de meados do século 19 ao 21. Além disso, conta com arquivos de coleções particulares, como as do cafeicultor e retratista amador Raul Almeida Prado, do funcionário da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, Valentim Cruz, dos engenheiros Catullo Branco e Reolando Silveira e, por fim, do fotógrafo Guilherme Gaensly.

Na obra são apresentados registros de diferentes lugares, pessoas, cenários e momentos históricos, dentre eles, pedestres e carros de bois frente à Igreja Matriz de Santo Amaro ou homens que fazem uma pausa para o café da manhã enquanto trabalham nas primeiras linhas de transmissão de energia elétrica da cidade.

A publicação foi dividida em três partes, sendo o primeiro capítulo, “São Paulo em Movimento”, uma reunião de imagens do interior paulista. As imagens do surto de urbanização e industrialização contemplam as regiões de Taubaté, Jacareí, Salto, Itu, Boituva e Indaiatuba, nas épocas das Revoluções de 1924 e 1932.

O segundo capítulo, “Paisagem Urbana”, retrata a arquitetura e estética das edificações do interior, da capital e do litoral paulista. Por fim, “Energia” que é o último capítulo, faz uma reflexão em torno das grandes transformações, sobretudo em relação a eletricidade.

O livro está disponível para compra no Museu da Energia de São Paulo, por R$80. Informações: (11) 3333-5600.

Foto: Divulgação Fundação Energia e Saneamento

Tags: , ,



Voltar ao topo ↑