Beleza

Publicado em 28/12/2017

0

Especialista do Senac Itu dá dicas de como manter a pele hidratada no verão

Cuidar e proteger a pele é essencial para evitar problemas como manchas, ressecamento, queimaduras e envelhecimento precoce. Caroline Lourenço, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Itu, dá dicas de como manter corpo e rosto bonitos e saudáveis durante o verão.

Para evitar o aparecimento de manchas como melanose solar ou melasma, o ideal é utilizar um sabonete facial, no mínimo duas vezes ao dia, para manter a pele limpa; aplicar protetor solar a cada três horas, além de usar um hidratante específico para cada tipo de pele, oleosa, seca ou mista.

“Não é somente o rosto que necessita de cuidados, mas todo o corpo. A aplicação de filtro solar nas áreas expostas deve ser feita com a mesma frequência que no rosto, lembrando que o corpo também pode manchar, principalmente mãos e braços, que são as áreas mais expostas à radiação solar”, lembra Caroline.

Outra dica para manter a pele saudável é fazer uma esfoliação natural, com uma mistura de fubá e óleo de amêndoas, que além de remover as células mortas, a deixa macia e hidratada. Esse procedimento pode ser feito de uma a duas vezes por semana.

Para manter um bronzeado bonito, a docente do Senac Itu destaca que é fundamental preparar a pele com uma esfoliação dois dias antes da exposição ao sol. Outro fator importante é consumir alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura e a beterraba, que ajudam a fixar melhor o bronzeado.

“É importante também sempre utilizar protetor solar e, caso opte por um bronzeador, é necessário respeitar o tempo de permanência ao sol, até as 10 horas e depois das 16 horas. Após a exposição ao sol, aplicar hidratantes pós sol, que têm propriedades calmantes e regeneradoras”, reforça Caroline.

Dicas de hidratação para o rosto

De acordo com a docente, para quem tem pele oleosa, uma boa opção de hidratação é a argila verde, que tem ação adstringente, tonificante e absorve a impureza da pele. É só misturar a argila, encontrada em lojas de cosméticos e farmácias, com a água até formar uma pasta consistente, aplicar no rosto, deixar agir por 15 minutos e remover.

Já a pele ressecada necessita de hidratação e nutrição. Uma sugestão de creme artesanal pode ser feita com três colheres de sopa de iogurte e uma de farinha de aveia: aplique a máscara no rosto e deixe agir por 15 minutos. “A aveia, além de hidratar, tem uma poderosa ação de limpeza, absorvendo os resíduos da pele. O iogurte tem ácido lático, que ameniza os efeitos provocados por agressões externas, como o sol e o vento”, explica Caroline.

Outra dica para a pele ressecada é fazer uma máscara com duas colheres de mel, uma de sopa de óleo vegetal de amêndoas e uma de farinha de aveia. Faça uma mistura cremosa, aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos. Segundo a docente, “o mel tem vitaminas e minerais que, além de nutrir, ajuda a conservar a elasticidade da pele. O óleo de amêndoas é rico em vitamina E, que hidrata e previne a degradação do colágeno na pele”.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo ↑